{
  "$type": "site.standard.document",
  "bskyPostRef": {
    "cid": "bafyreieiaeh63ahelmrtnkq42hnj2vfxkcjdxhuszx4vrjh4ai56kzpvda",
    "uri": "at://did:plc:gw5xy35tnsdabdwfmqr4lcc7/app.bsky.feed.post/3mopszkjvfbw2"
  },
  "coverImage": {
    "$type": "blob",
    "ref": {
      "$link": "bafkreiahdawbaqmrzlqy3dhju5p3usi6jp4zgcc4b7m2s7oftmw7yk7dma"
    },
    "mimeType": "image/jpeg",
    "size": 21328
  },
  "path": "/colunistas/em-pauta/um-povo-profundamente-religioso-sem-igrejas-e-sem-padres",
  "publishedAt": "2026-06-20T11:00:00.000Z",
  "site": "https://www.campograndenews.com.br",
  "textContent": "A guerra contra os guaranis nos legou uma região destruída, com pouquíssimos habitantes e grande pobreza. Passados vinte anos do conflito, as raras igrejas estavam em mau estado de conservação, eram pequenas  e não comportavam sequer um terço dos moradores de cada cidade.        A pregação na igreja de Miranda era feita em uma escada.   A única igreja que estava sendo reformada era a de Miranda. Tinha uma grande e bela imagem de Nossa Senhora do Carmo, a padroeira. Também tinha um “elegante batistério de mármore”. Todavia, para as pregações uma escada era condição necessária. Os registros dos casamentos, especialmente dos mais pobres, batismos e crismas estavam desatualizados, evidenciando o estado de poucos cuidados. Mas essa igreja se distinguia por ter um sino. O sino não era apenas para chamar os católicos para as missas. Marcava o tempo do trabalho na cidade.        Nioaque tinha dois sinos.   Mas a mais promissora das igrejas do Mato Grosso do Sul era a de Nioaque. Era muito pequena. Localizava-se próxima ao quartel e possuía dois bancos, que eram utilizados para o lazer. A igreja tinha dois sinos, considerados bons.        Campo Grande não tinha sinos.   Em Campo Grande, a capela foi construída, em 1.876, por iniciativa de José Antônio Pereira. O edifício era de pequenas proporções. Não tinha sinos e estava em mau estado de conservação e não tinha um padre sequer. Apesar disso, a população demonstrava sua religiosidade e venerava os santos tradicionais. Por outro lado, tinha pouco conhecimento da doutrina católica.",
  "title": "Um povo profundamente religioso, sem igrejas e sem padres"
}